As diferentes formas de franquear o varejo

O número de unidades franqueadas vem crescendo nos últimos anos e consequentemente a concorrência entre os franqueados também. Por isso, é preciso ficar atento às mudanças do mercado e as diferentes oportunidades que surgem quanto a forma de atuar do empresário no franchising.

Alguns formatos de franquias que vem se destacando para aqueles que querem iniciar um empreendimento, mas que procuram algo novo, uma forma nova de atuar, são as franquias store in store, os quiosques e a franquia Home Office.

Esse novo modelo de franquia no setor de varejo tem ganhado destaque devido aos baixos custos de investimentos, baixo custo operacional e sua boa rentabilidade, além de que o principal trabalho dos franqueados, nesse setor, é gerenciar as vendas.

Essas franquias também são a oportunidade para o franqueador aumentar rapidamente a sua participação no mercado varejista brasileiro. É comum em grandes lojas do varejo encontrarmos quiosques ou store in store (pequenas lojas). Isto porque, o objetivo do grande varejista é aumentar o seu público alvo, oferecendo uma maior variedade de opções para o cliente.

São inúmeras as vezes em que, por exemplo, vamos ao mercado e nos deparamos com algumas franquias de doces, sorvetes, ou até mesmo produtos de beleza. Essas lojas ou quiosques fazem parte do que chamamos, também, de diferentes formas de franquear o varejo.

A seguir, separamos os três métodos para atuar no mercado de varejo das franquias.

STORE IN STORE

Este termo em inglês, basicamente, significa uma loja dentro de outra loja e a ideia dessas franquias é justamente essa: um empreendimento comercial aberto dentro de outro. Conforme o exemplo que mencionamos acima, muitas vezes uma franquia de doces, sorvete, produtos de beleza, dentre outros.

A ideia é oferecer diversas opções ao mesmo cliente.

Entre as vantagens desse modelo de negócios está o baixo investimento inicial e a boa rentabilidade, uma vez que as lojas store in store contam com uma infraestrutura que já está estabelecida.

FRANQUIAS DE QUIOSQUE

Esse formato segue uma mesma ideia em relação a estratégia de prospecção de público, uma vez que seu objetivo é oferecer mais opções ao mesmo cliente (seja de um supermercado, shopping, livraria, dentre outros).

Contudo, as franquias de quiosque proporcionam algumas vantagens diante de outros modelos de empreendimento, isto porque, demandam um investimento menor para aquisição e implantação da franquia, além de um custo operacional mais baixo e o retorno do investimento mais rápido.

FRANQUIAS HOME OFFICE

Nesse caso não falamos de alguém dentro de um quiosque no shopping, ou de uma franquia de cafeteria em uma livraria. Mas de alguém em que o principal trabalho é gerenciar as vendas por meio de um site. E toda essa gestão das vendas é feita através de sistemas e aplicativos, disponibilizados pela franqueadora, que também fica responsável pelo armazenamento, envio e estoque dos produtos vendidos.

Possui alguma dúvida ou precisa de ajuda? Deixe o seu comentário abaixo que a nossa equipe terá um enorme prazer em ajudá-lo.

Compartilhar Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email