Principais vantagens de se investir em uma franquia.

Investir na formatação de uma rede de franquias ou na instalação de uma nova unidade é algo bastante atraente para expansão de negócios, mesmo assim, como toda escolha, existem vantagens bem mais atrativas do que outras, pois para o franqueador seria uma forma de ampliar seus negócios e para o franqueado o fato de investir em uma proposta que já deu certo, trazendo mais segurança e certeza de rentabilidade ao seu negócio.

De certo modo, para que uma franquia seja verdadeiramente a opção ideal para o gestor, a sua pretensão deve ser compatível ao funcionamento do formato. Sendo assim, vamos demonstrar as principais vantagens encontradas nas condições de franqueador e de franqueados.

Nas condições de franqueador, o interesse é a expansão e consolidação da marca de forma viável e rápida e ter um negócio de sucesso e sua marca reconhecida facilita sua inserção em novos mercados. Nesse caso a ampliação vem do investimento de novos empreendedores interessados em se tornarem franqueados da marca, resultando na criação de novas unidades da rede em localidades estratégicas. É assim que muitas empresas se consolidam em grandes mercados.

Com relação à rentabilidade e a redução de custos pelo investimento na instalação de novas unidades, vai depender do capital investido pelo franqueado, pois esse custo, não cabe ao franqueador nesse momento da expansão e nem durante a operação da loja. Além disso, o franqueador recebe a taxa de franquia que cobre os custos de seleção e programa de treinamentos dos operadores e ainda, a taxa de royalties mensal, que garante a rentabilidade do negócio.

Uma das vantagens do franqueador está na delimitação de um formato fixo com padrões de qualidade, levando em conta a estrutura da loja, os métodos de produção nas unidades e a atuação dos funcionários da empresa, tudo isso vem descrito na Circular de Oferta de Franquias, que é um documento oficial realizado entre as partes envolvidas e contribui para um padrão de qualidade a ser respeitado pelos franqueados – o qual deverá ser demonstrado nos programas de treinamento oferecidos pelo franqueador e sua equipe.

No caso do franqueado, existem pelo menos três principais vantagens na abertura de uma franquia, já que em tempos de instabilidade financeira, é de praxe pensar bem, antes de investir em um negócio. Neste caso, consideramos as redes de franquias muito vantajosas para os vários empreendedores, pois abrangem muito segmentos de mercado e o interessado pode participar de um processo de seleção e ao fechar contrato e investir, estará dirigindo um modelo de negócio estruturado, que já obteve sucesso.

O interessado em uma franquia tem do franqueador um treinamento e suporte que fazem parte da estrutura da rede. Nesse caso, esses treinamentos são essenciais para que o novo franqueado adquira know-how necessário para gestão de sua unidade, dentro dos padrões de qualidade e funcionamento da empresa.

Além do mais, o operador de uma unidade de franquia nunca estará sozinho, pois sempre que precisar poderá acionar o suporte da franqueadora, podendo solucionar eventuais problemas que podem surgir na loja. Esta uma das garantias do franqueado, fato que não aconteceria na gestão de um negócio próprio.

Outra importante vantagem ao franqueado seria a possibilidade de financiamentos em bancos, pois existe uma linha de crédito para empreendedores que pretendem abrir uma franquia, como por exemplo, na Caixa Econômica Federal, Bradesco, BNDES e demais bancos estatais e privados. Essa medida torna ainda mais acessível aos empreendedores à possibilidade de sucesso em seu investimento.

Possui alguma dúvida ou precisa de ajuda? Deixe o seu comentário abaixo que a nossa equipe terá um enorme prazer em ajudá-lo.

Compartilhar Post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email