Tudo sobre a rentabilidade de franquias

As franquias constituem um setor que já atingiu faturamentos anuais na ordem de bilhões de reais, segundo a Associação Brasileira de Franchising. Naturalmente quem deseja atuar ou quem já atua como empresário nesta área tem como primeiro pensamento, o lucro.

Entretanto, é preciso ressaltar que outro fator importante é a rentabilidade da franquia. Negócios pouco rentáveis demoram muito para se desenvolver e geralmente estão fadados ao fracasso. Portanto, é preciso ter equilíbrio nas contas e verificar se realmente sua empresa está sendo rentável e atrativa aos olhos dos investidores ou clientes.

Diante disso, é necessário ficar atento a alguns gastos como:

·         Custos da franquia – estoque e matéria-prima, gastos com pessoal, marketing e divulgação, aluguel do espaço;

·         A regularização e obtenção das licenças necessárias à operação;

·         Capital de giro suficiente, a fim de fazer frente às demandas de curto prazo, dentre outros.

Esses gastos iniciais ocorrem antes mesmo da inauguração da franquia e somados todos esses valores, chegamos ao investimento inicial.

A partir disso, necessário realizar uma conta simples que irá lhe ajudar na escolha de uma franquia rentável e mais próxima a qual você almeja.

No mundo do Franchising chamamos essa conta de PRI (Prazo de Retorno do Investimento). Para calcular o PRI é necessário utilizar o valor do investimento, considerando todas as taxas e custos que mencionamos anteriormente.

Vamos começar!

Por exemplo:

Seu Investimento total foi de R$200 mil.

E seu lucro líquido é de R$70 mil por ano.

O cálculo é: 200.000 /dividido/ 70.000 = 2.8 (dois anos e oito meses é o prazo de retorno total, em forma de lucro, de tudo que você investiu).

Um bom número de PRI para uma franquia é aquele que resulte entre 2 a 3 anos, isso levando em conta redes de franquias já firmadas no mercado. No entanto, não existe um padrão de resultado definido, afinal, isso vai depender do tipo de negócio.

Mas é claro que para rentabilizar o negócio de forma eficaz e aliado a marca utilizada, exige-se necessariamente um controle efetivo do faturamento da loja, gestão eficiente das despesas mensais, uma folha de pagamentos enxuta e o cálculo exato dos custos de produção ou custo das mercadorias de revenda. Dessa forma, seguramente você terá uma boa rentabilidade.

Como eu calculo essa rentabilidade? É difícil?

É uma conta simples, mas pode ser um pouco trabalhosa, mas, com toda certeza vale a pena.

Acompanhe este exemplo de forma resumida e simples:

Você faturou no ano 2019: R$ 60.000,00

Seus custos e despesas no ano 2019 foram: R$ 30.000,00

Impostos que pagou no ano 2019: R$ 2.000,00

Seu Lucro líquido é o resultado do seu Faturamento descontados suas despesas, custos e impostos: R$ 60.000,00 – R$ 30.000,00 – R$ 2.000,00 = R$ 28.000,00 (Seu Lucro Líquido)

Agora vamos supor que você investiu no seu negócio: R$ R$ 200.000,00

Rentabilidade: Lucro Líquido /nessa ordem, dividido pelo/ Investimento = 14%

Se você está se perguntando como chegar em uma rentabilidade boa de 15% a 20%, é preciso ressaltar que boa parte desse percentual é resultado de controle de despesas e custos. Se sua franquia realiza um bom controle de despesas em geral e a gestão eficaz dos custos, o resultado automaticamente será satisfatório.

Uma forma de melhorar o controle de despesas e custos é contar com o apoio de softwares de controle, que facilitam esse processo. Caso não seja possível esse tipo de investimento em sua franquia, você pode utilizar planilhas de cálculo e montar suas tabelas de acordo com a estrutura do seu negócio e fazer o acompanhamento da mesma forma.

Todos esses cuidados são essenciais para alcançar uma boa rentabilidade. Você pode também, com a ajuda de um profissional, calcular periodicamente as taxas de retorno de investimento, prazos médios de pagamento e de recebimento, grau de endividamento e índices de liquidez, os quais auxiliam na realização de uma boa gestão empresarial e na tomada de decisões que melhoram a eficiência e a lucratividade da sua franquia.

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