Como analisar e formalizar um pré-contrato de franquia?

Antes de assinar o contrato de franquia, franqueador e potencial franqueado, assinam o pré-contrato de franquia. MAs o que seria este documento e o porque da sua necessidade no início da relação: o que é o pré-contrato? O que deve conter neste instrumento? É obrigatório ou não?

Então, para esclarecer algumas dúvidas, preparamos este artigo a fim de lhe ajudar na sua preparação antes de optar por se tornar um franqueado.

Continue lendo

Royalties de franquia e o cálculo do ICMS ST

A tributação dos royalties tem sido um assunto bastante polêmico e motivo de disputa entre os Estados e os Municípios.

Conforme definido pelo Art. 3º,Inciso VIII, a, da Lei nº 8.955/94 (lei de franquias), os royalties constituem uma “remuneração periódica pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados pelo franqueador ao franqueado”. Com isso, resta claro que se trata da contrapartida paga por um serviço prestado.

Continue lendo

Atenção na hora de assinar o contrato de franquia- 5 dicas para não errar.

Assinar um contrato de franquia, na verdade é a etapa final do início de sua carreira, antes disso é preciso que você conheça tudo sobre este franqueador.

É importante você participar do processo de seleção, saber sobre os números daquela franquia, entender como vai trabalhar no território que deseja montar a sua franquia, saber como a franquia funciona e auxiliar seus franqueados.

Continue lendo

Quando investir em mais de uma operação de franquia da mesma marca?

Muitos empreendedores ao investir em uma franquia e obter bons resultados, logo pensam em expandir os negócios e aumentar os índices de retorno de capital e consequentemente os lucros.

Porém, antes de dar esse passo, é necessário fazer uma reflexão interna em sua gestão a fim de identificar possíveis falhas onde possa estar havendo fuga de capitais e perca de lucro.

Continue lendo